sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Quando integrar não é legal


Você está vendo essa confusão aí? É a minha casa. Não é fácil colocar na prática tudo aquilo que prego nas minhas matérias. Aquilo que você vê em primeiro plano é o estar. Essa área atrás do sofá ficou um pouco zona morta. Ao centro-direita está o jantar/home office. E no fundo à esquerda, a cozinha.

Imagine que a reforma foi planejada para duas pessoas adultas, que passavam o dia fora e não tinham empregada mensalista. Eu e os arquitetos achávamos que a melhor solução para trazer luz e arejar a casa era derrubar as paredes e integrar cozinha, terceiro quarto e sala.

Cinco anos depois: eu me casei, tive mais uma filha, agora com três anos, trabalho em casa, e ainda por cima PRECISO de uma empregada todos os dias. Resultado: o primeiro problema veio quando minha filha cresceu. Trabalhar com criança e empregada por perto não dá certo. Apesar de o apê ter ficado mais claro e até mais gostoso, perdemos a intimidade.

Minha filha foi para escola e uma parte das questões foi resolvida. Meu filho mais velho teve que deixar a casa para a menor poder ter o seu próprio quarto.

Mas quando eu quero e preciso trabalhar em paz a integração me atrapalha por completo: principalmente quando meu marido quer assistir o jogo de futebol e minha filha (que não tem babá) quer ficar no meu colo enquanto eu estou no computador; ou quando a empregada insiste em bater papo no meio do fechamento da revista.

Vocês podem dizer: "Vá para o quarto!" Até poderia ir e, de vez em quando, vou. Mas a minha estrutura de trabalho está na sala, uma vez que a maior parte do dia só estou eu. Então, porque ele não vê o jogo no quarto? Porque só a TV da sala tem o canal de futebol. Complexo não?

Agora, vamos comprar um roteador wireless que solucionará algumas dificuldades da integração. Outra providência seria adquirir uma mesa melhor para o quarto, assim posso passar horas ali. E a terceira alternativa seria mudarmos de casa, mas que, no momento, não pretendemos. Afinal, investi em uma reforma e o apê é próprio.

Fica uma lição: morar é uma eterna mutação. É ilusão achar que depois de pronto e executado o projeto as suas necessidades foram totalmente atendidas. Sempre aparece um fato novo que vai fazer você repensar a sua casa, nem que sejam os pares de sapatos a mais que você comprou durante o ano. Ou você vai doar aqueles que não usa mais, ou vai ter que arrumar um novo espaço para abrigá-los!!

Nenhum comentário: