terça-feira, 27 de outubro de 2009

FAÇA UMA INSPEÇÃO VISUAL ANTES DE COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL

Antes de comprar um imóvel, novo ou velho, é recomendável fazer uma inspeção visual e, dependendo da situação, submeter a testes práticos de desempenho. Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart, dá algumas dicas e locais que costumam apresentar problemas.

Trincas
Observe as paredes e veja se há trincas. Podem aparecer tanto do lado externo como interno e também nos tetos. A pintura fica marcada, criando uma espécie de sombra. A tinta não dá cobrimento. A trinca propicia a entrada de água e consequentemente estufa a pintura.

Caimento nos pisos
Cozinhas, áreas de serviço e principalmente banheiros devem ter caimento de 1% em direção aos coletores. Veja se em volta do ralo não há trincas. O rejunte não deve ter falhas e os registros com canoplas devem estar bem fixados/rejuntados. Faça um teste com água.

Lajes
Observe se a laje tem caimento e os coletores de água estão fixados. A água não pode ficar empoçada. Veja as condições dos rufos e calhas e se há trincas. A trinca propicia a entrada de água e consequentemente estufa a pintura e danifica o gesso/molduras do lado interno da casa, podendo afetar também a parte elétrica. Faça um teste com água.

Caixa d’água
Veja se o acesso é fácil e se não há sinais de umidade. Também verifique presença de trincas e as condições da tampa da caixa d’água.

Área externa
Os corredores não devem ter caimento para as paredes. Isso evita que água de lavagem escorra para parede e provoque infiltrações no rodapé.

Jardins
Verifique se a parede de divisa foi impermeabilizada.

Peitoril
Não deve ser em nível. O caimento deve ser para fora.

Caixilhos
Devem estar bem vedados com selantes.

Alvenaria de tijoDlo aparente
Observe se os tijolos foram tratados. Jogue um pouco de água e veja se há absorção.

Ventilação
Os locais devem ter boa ventilação, principalmente o box do banheiro. A impermeabilização tem a função de bloquear a infiltração de água, mas a água condensada no teto do box escurece a pintura. Ambientes arejados minimizam problemas de mofo, bolor e ácaros.


 DICAS: VEDACIT

Nenhum comentário: